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V, de Valzinha

V, de Valzinha

O meu treino ideal

Este ano ganhei a rotina de ir ao ginásio ou simplesmente de fazer exercicio fisíco, mesmo que na rua. É a tipica ambiguidade, continuo a não adorar fazer exercício e cansar-me mas sinto-me cada vez melhor quando treino e se fico mais dias sem treinar, sinto falta. 

Estou inscrita no ginásio Go Fit, nos Olivais. Tem óptimas condições quer a nivel de sala de fitness, aulas ou piscina e preços bastante acessíveis. No ginásio não gosto de fazer sala por isso opto quase sempre por aulas e faço musculação, normalmente, uma vez por semana. As aulas que mais gosto de fazer são as de bike (spinning) e as de treino de alta intensidade e circuito.

Costumava fazer 'Go Fit Cross' que é um género de crossfit mas adaptado e menos agressivo (pelo que conheço de crossfit) e adorava. São definidas estações com diferentes exercícios e fazemos um tempo em carga e outro em descanso (40 x 20, 60 x 10 ou 30 x 15 conforme as séries e o número de vezes que fazemos cada estação. Os exercícios diferem muito e por isso as aulas nunca são iguais. Fazemos elevações, sprints, lunges, pranchas, agachamentos, flexões, swing com kettle bell, empurramos wall balls contra a parede, saltamos para bancos pliométricos, exercícios com cordas, entre muitas outras coisas. É a minha aula preferida mas desde Setembro que mudaram o horário e praticamente só há às 19h ou 19h30 e para mim é tarde porque me despacho relativamente cedo do trabalho e desmotiva-me ter de ficar à espera para ir ao ginásio. Por isso, tenho feito em alternativa as aulas de 'Circuito Funcional' e 'Strenght'.

O circuito funcional é semelhante ao go fit cross mas utiliza mais exercícios do dia a dia e com menos acessórios. Utilizam-se mais os halteres e as barra com pesos e fazem-se outros exercicios sem acessórios mas também alguns dos exercícios que se fazem no cross. Também funciona com um tempo em carga e outro em descanso mas as aulas são mais curtas e por isso tenho feito mais sala de forma a combinar a aula com cardio, normalmente na elíptica. Pessoalmente também gosto desta aula e saio de lá derreada. 

A aula de strenght é um género de localizada e tal como o cross tem a duração de uma hora. Utilizamos halteres, barra com pesos e step e fazem-se diversos exercícios de forma a trabalhar o corpo todo. Mais uma vez a base da aula é estar um tempo em carga e outro em descanso sendo que o tempo de carga é, em qualquer uma das aulas, mais longo.

 

Estas são as minhas aulas preferidas e as que tento fazer coforme os horários e a minha disponibilidade porque, apesar de ter facilidade em gerir o horário devido ao meu trabalho, gosto de conseguir conciliar com o meu marido para irmos os dois e para ele só dá ao final do dia.

Em alternativa, "gosto" de ir correr para Oeiras e Paço de Arcos, junto à praia. O gosto tem de estar entre aspas porque eu odeio correr e só o faço na rua, numa passadeira de ginásio é impensável! Sei que faz bem e que é dos exercicios mais completos e apesar de já ter feito duas corridas com direito a chip no dorsal continuo a não ser fã, mas por vezes é o que acabo por fazer. Neste caso, tento rematar com tabata no final. Faço duas séries de quatro exercícios que normalmente são prancha, flexões, abdominais, agachamentos ou lunges com 20 segundos em carga e 10 em descanso.

 

Bons treinos!

publicado às 12:06

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