Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

V, de Valzinha

V, de Valzinha

Determinação

Se há pouco mais de um ano me dissessem que um dia eu iria orientar a minha rotina para sair da cama às 6 da manhã e conseguir treinar antes de ir trabalhar eu diria: O mundo está louco!

 

Foi o que aconteceu hoje e o que tem acontecido alguns dias quando sei que se não for assim, não vou conseguir treinar noutra altura do dia. Não vou dizer que não custa e muito menos que tenho sempre essa determinação porque não é verdade. Há dias em que faço o saco de véspera mas quando o alarme toca às 6 horas não tenho força para sair da cama. Há outros em que lhe chamo todos os nomes possiveis e imaginários mas acabo por me levantar e seguir para o ginásio e há outros (raros) em que me levanto naturalmente e sem sono e vou. 

 

Inicialmente, antes de ser parte da minha rotina, fazia o treino porque tinha aquela motivação inicial que toda a gente tem quando se inicia no desporto. Hoje em dia, porque já faz parte da minha rotina e é fundamental para que me sinta bem, faço-o por determinação. Porque é este estilo de vida que quero para mim, porque é assim que me sinto bem e porque estou determinada a atingir e manter o meu objectivo. A motivação não deixa de ser essencial e é óbvio que vermos resultados é o incentivo que precisamos para continuar. Ou seja, determinação e motivação são dois factores essenciais para se manter este estilo de vida. 

 

Hoje, além de me sentir motivada pelos resultados e determinada pelos objectivos, já não me consigo sentir bem se ficar uns dias sem treinar. Foi o que aconteceu este fim de semana em que além de não treinar, não fiz uma alimentação dentro da minha rotina. Comi fora de horas, coisas mais pesadas e que já não estou habituada. Resultado: senti-me mais pesada, mais inchada, menos activa e a ressacar comida saudável e treino!

 

O meu mundo enlouqueceu e é tão melhor assim :)

 

Como manter a motivação?

Hoje em dia, com as redes sociais e as revistas 'healthy' torna-se mais fácil. Basta abrirmos o IG e entrar na página de pesquisa para começar a ver fotos de miudas do fitness. Atrás dessas vêm outras tantas, começamos a seguir aquelas com que mais nos identificamos e temos ali alguém com os mesmos objectivos ou com as mesmas rotinas que nós.

 

Tirar fotos e medidas. Não podemos, e eu sei que é dificil desprendermo-nos desta parte, viver 'obcecadas' com os números que aparecem na balança porque nós somos muito mais que isso! O nosso corpo tem alterações que por vezes não se traduzem na balança (pelo ganho de massa muscular) e que, se não tirarmos fotos e medidas, não nos apercebemos da diferença, afinal vêmo-nos todos os dias ao espelho. Experiência própria!

 

Treinar com uma amiga! Sem dúvida que é mais estimulante e divertido e por isso ajuda a manter a motivação. Além disso, uma puxa pela outra quando alguma não tem tanta vontade.

 

Escolham um treino que gostem realmente e que vos preencha! Daqueles em que quando estamos a treinar não pensamos em nada, estamos só ali, numa terapia. Por exemplo, a maior parte das pessoas diz que correr ajuda a desanuviar a cabeça. Eu odeio correr e sempre que o faço, além de estar sempre a pensar 'esta merda nunca mais acaba', vou precisamente pensando nos meus problemas e nas coisas que tenho para fazer e isso não me alivia em nada o stress!

 

Encarem o treino como uma parte inegociável do vosso dia. Não é treinar quando houver tempo livre depois de fazerem todos os outros afazares, é treinar a uma determinada hora ou momento do dia que estabelecem para isso e que não devem alterar. Se for preciso marquem na agenda..

 

Não se comparem a outras pessoas, comparem-se sempre a quem vocês eram ontem!

 

Se estão a iniciar, não alterem tudo de uma vez (exercício, alimentação, suplementos, etc) porque isso só vai fazer com que se fartem ou lesionem e com que tudo seja encarado como uma obrigação. 

 

Não desistam! Os primeiros meses são mais difíceis e mais duros até o corpo se habituar e criar rotinas mas o importante é persistir.

 

 

 

Espero ter conseguido dar um 'empurrão' às meninas que estão a precisar!

Beijinhooooos,

Valzinha

 

 

 

 

 

publicado às 20:00

4 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D