Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

V, de Valzinha

V, de Valzinha

A importância dos Macronutrientes

Antes de mais quero que fique esclarecido que não sou nutricionista. No entanto, o que vou partilhar fui aprendendo porque estudei na área da saúde e por ter entrado neste estilo de vida 'fit'. De qualquer das formas, se quiserem adicionar informação, estão à vontade.

Eu não conto macros. Não condeno quem o faz mas optei por não fazer porque sei que isso me iria saturar e quando adoptei este estilo de vida comecei com pequenas alterações precisamente para ser o mais natural possível. Por isso é que hoje posso dizer que não estou em dieta, estou no meu estilo de vida saudável, que de vez em quando quebro mas que retomo no dia seguinte e é assim que me sinto bem.

Resolvi fazer este post porque acho importante termos noção do que são os macronutrientes e quais os que devemos comer em maior ou menor quantidade e em que alturas.

 

 

 

Sem Título.jpg

 

Hidratos de Carbono

Para muitos os hidratos de carbono são o bicho que devemos evitar e esse pensamento está completamente errado. São que eles que nos fornecem energia para levantar da cama, trabalhar, para a correria do dia a dia e também para o treino, claro. São ainda essenciais para todos os tecidos do nosso corpo e para o cérebro. O que acontece é que, como tudo na vida, o que é demais faz mal. Equilibrio é a palavra chave! Até para emagrecer é necessário ingerir hidratos, caso contrário o nosso organismo vai buscar a energia que necessita aos músculos e aí perdemos peso mas apenas de massa muscular e não de gordura. 

 

Quando ingerimos hidratos de carbono eles são absorvidos na corrente sanguínea sob a forma de glicose. A glicose por sua vez é 'transformada' em energia. 

Quando existem hidratos em excesso, são armazenados no fígado ou nos músculos  sob a forma de glicogénio. Quando estas reservas estão lotadas, o glicogénio é convertido em gordura que é armazenada a longo prazo no tecido adiposo. O excesso de hidratos de carbono pode vir pela excessiva quantidade ingerida e/ou pela pouca energia gasta.

Existem dois tipo de hidratos de carbono, os simples ou de absorção rápida e os complexos ou de absorção lenta. A forma como eles entram na corrente sanguínea e são armazenados no organismo é exactamente a mesma, a diferença está velocidade com que são absorvidos pela corrente sanguínea.

 

Ou seja, tal como o nome indica, os hidratos de carbono simples são absorvidos muito rapidamente pelo nosso organismo e isso faz com tenhamos um pico de energia mas que passado pouco tempo estejamos com fome novamente. É aqui que se encontram também a maior parte das calorias que não têm valor nutricional como as dos sumos, bolos, doces, etc, Por isso, é destes hidratos que devemos fugir ou pelo mentos, evitar. O açucar presente nas frutas também pertence a este grupo por isso é que também não devemos abusar da quantidade de fruta mas é sempre melhor do que um bolo! Ahahah :)

Os hidratos de carbono complexos são de absorção lenta, isto é, vão sendo absorvidos lentamente pelo organismo e por isso dá-nos saciedade durante mais tempo, além de irem fornecendo energia ao organismo continuamente. Podemos encontrá-los em alimentos como as massas e arroz (se forem integrais melhor), batata doce, legumes, cereais (tipo granola e aveia), etc. 

 

Estima-se que a quantidade diária de hidratos de carbono ronde 45 a 65% das calorias diárias.

 

Um mito associado aos hidratos de carbono é que à noite engordam! O organismo trata-os sempre da mesma forma. O que acontece é que, se nos vamos deitar passado uma hora, não precisamos de tanta energia e aí eles vão-se acumular. Eu como hidratos ao almoço e ao jantar, não passo sem! A única altura em que os evito é precisamente quando janto às 22h30 porque vou deitar-me pouco tempo depois mas como quando janto a essa hora é porque saí do treino, acabo sempre por comer um pouco, mesmo que numa quantidade minima. 

 

Vou deixar as proteínas e as gorduras para outro post porque este já está demasiado extenso.

Beijinhooooos,

Valzinha

 

 

publicado às 10:46

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D